
Passada duas décadas da unificação, quem visita a capital do país ainda percebe viva a lembrança de uma cidade dividida não só pelo concreto, mas pelos erros do mundo.
Imagine que amanhã você acorde e descubra que há um muro que impede de passar o outro lado da cidade. Descubra que parte de sua família, que vive além desse muro, não poderá mais visitá-lo , que seu trabalho está num bairro fora desse domínio e que as pessoas que você ama estão separadas de você por cães-de-guarda e homens com metralhadoras. Imagine. Reflita sobre todo o sofrimento que essa situação poderia lhe trazer. Agora, pense que isso tudo aconteceu em pleno século XX, há menos de 50 anos.
Conhecido como Muro de Berlim, esse grande pesadelo de concreto foi erguido na capital alemã na madrugada do dia 13 de agosto de 1961, 16 anos após o término da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha, derrotada, foi dividida em duas partes - de um lado a República Federativa Alemã (capitalista) e, do outro , a República Democrática Alemã (socialista). Sua construção partiu da República Democrática Alemã (RDA), com o apoio soviético, justamente para impedir a fuga em massa dos cidadãos do lado socialista para o capitalista, o que vinha ocorrendo desde que as fronteiras entre as duas Alemanhas foram parcialmente fechadas, antes mesmo da existência do muro.
Fonte: Revista ISTOÉ
Comentário: Imagine só você passando por isso , já lhe deu de conta? O sofrimento das pessoas devem ter sido imensos. Eu não queria ser de lá não. rs
Nenhum comentário:
Postar um comentário